Reprodução do Barbus Sumatra (Puntius pentazona)

Barbus Sumatra são uma boa opção para aquaristas iniciantes que desejam iniciar-se na reprodução de ovíparos. São peixes pouco exigentes e bastante rústicos. Você pode alimentá-los com ração em flocos ou crisps de boa qualidade, mas é sempre recomendável complementar a alimentação com dáfnias, bloodworms ou assemelhados. É uma espécie bastante prolífica, por isso é importante certificar-se que você terá espaço para os alevinos.

Puntius pentazona
Barbus Sumatra (Puntius pentazona), foto via Wikimedia Commons

Procedimentos para a reprodução

Embora muitas vezes os Sumatra reproduzam-se em aquários comunitários o ideal é separá-los e fazer a indução da desova. Comece separando machos e fêmeas, isso é relativamente fácil, os machos são mais coloridos e possuem abdômen menos desenvolvido. Depois de separados vamos partir para uma dieta de indução rica em proteínas. Alimento vivo ou tubifex liofilizado são as melhores opções. Mantenha a temperatura em torno dos 26 graus Celsius, com água ligeiramente ácida ou neutra.

Cerca de 3 a 4 dias após a separação seus peixes já devem estar prontos para a reprodução. Junte então cada casal em um aquário com cerca de 20 litros. É importante que os aquários de reprodução possuam suporte para os ovos, o ideal são algumas mudas de cabomba ou planta semelhante. Alguns tufos soltos de musgo de java também apresentam excelente resultado.

Observe os peixes e quando notar que ocorreu a desova retire o casal do aquário de reprodução, pois eles predam os próprios ovos. Preferencialmente separe macho e fêmea, o macho pode ferir ou matar uma fêmea que esteja exausta após a desova. Os ovos eclodem entre 24 e 48 horas após a postura. Os alevinos devem ser alimentados com infusórios durante os primeiros dias. Quando crescerem um pouco poderão ser alimentados com náuplios de artêmia ou ração para alevinos.