Introduzindo Peixes em Seu Aquário
Hoje vamos falar da introdução de novos peixes em seu aquário. Antes de mais nada resista à tentação de adquirir dezenas de peixes de uma vez só. Adicione novos peixes aos poucos, evitando um aumento brusco na população do tanque que pode acabar por gerar um pico de amônia. Evite também misturar espécies com necessidades de parâmetros incompatíveis entre si. Não tenha vergonha de perguntar ao lojista que espécies são mais indicadas para o tamanho de seu aquário, que espécies são compatíveis entre si. Um lojista consciente terá paciência e interesse em explicar, afinal você é um novo cliente em potencial.
Evite coletar espécimes nativos. Peixes coletados podem introduzir uma série de parasitas em seu aquário, sendo sempre necessário um período de quarentena. Além disso muitos espécimes coletados rejeitam alimentação industrializada, exigindo um período de adaptação para que aceitem rações. A chance de morrerem em poucos dias é muito grande. Procure uma boa loja de aquariofilia, de preferência pesquise indicações de amigos mais experientes.
Ao comprar seus primeiros peixes adquira também uma redinha para retirá-los dos saquinhos. Aproveite para adquirir ração da melhor qualidade possível e adequada aos espécimes que você adquiriu.
Soltando os peixes em seu aquário
O lojista lhe entregará seus peixes em pequenos sacos plásticos, você não pode simplesmente abrir os sacos e virar o conteúdo no aquário. É necessário um processo de aclimatação.
- Deixe os saquinho fechados boiando dentro de seu aquário por pelo menos 10 minutos. Esse tempo é necessário para que a temperatura da água dentro e fora do saquinho se iguale, diminuindo o impacto ao introduzir o peixe em sua nova “casa”.
- Abra os saquinhos e deixe-os ainda boiando. Com um copo pegue um pouco da água de seu aquário e coloque dentro de cada saquinho. Aguarde 5 a 10 minutos e coloque mais um pouco da água de seu aquário dentro dos saquinhos.
- Repita o processo de adicionar água de seu aquário aos saquinhos pelo menos 4 vezes. Sempre em pequena quantidade e sempre esperando 5 a 10 minutos entre uma adição de água e a outra.
- Com a redinha, retire os peixes de dentro dos saquinhos e coloque-os em seu aquário, desprezando a água dos saquinhos. Jamais introduza a água dos saquinhos no aquário! Aquários de loja possuem uma rotatividade de habitantes muito grande. Em função dessa rotatividade a água pode conter alguma bactéria, parasita ou restos de medicamentos.
- Complete o nível da água de seu aquário para repor o que foi perdido. Não esqueça de sempre usar um condicionador de água ou um removedor de cloro na água que for introduzir.
- De preferência apague a luz do aquário após a introdução dos novos habitantes, isso reduz o nível de estresse causado pela mudança de ambiente.
- Não alimente os peixes em seu primeiro dia no novo aquário. Devido ao estresse o mais provável é que eles não comam. O alimento não consumido prejudica a qualidade da água em seu tanque. Se por acaso o aquário já contém peixes e você está introduzindo novos habitantes, alimente os peixes que já estão no aquário antes de iniciar o processo de aclimatação e soltura dos novos.