Combatendo mitos a respeito do nosso “combatente”
O Betta splendens é o primeiro peixe de muitos iniciantes no aquarismo. Sobre ele há diversos mitos e informações equivocadas que infelizmente continuam a se propagar. Por exemplo muitos pensam que o aquário para o betta deve ser pouco maior que um copo.
Aquários minúsculos
Muito se vê Bettas sendo criados nas chamadas beteiras, recipientes pouco maiores do que copos, como se fossem o ideal para o peixe. Um Betta sobrevive em uma beteira de 500 ml? Claro, assim como uma pessoa consegue sobreviver confinada em um quarto de 2 metros quadrados. Desde que tenha suas necessidades básicas satisfeitas, sobrevive, o que não significa que vá viver bem. O peixe precisa de algum espaço para movimentar-se, ou passará os dias quase imóvel no fundo. O ideal para um Betta, se vamos criá-lo sozinho, é um pequeno aquário retangular de 8 4 20 litros. Caso você não disponha desse espaço todo um aquário de 5 litros está ótimo. Mas fuja das beteiras, por favor. Não é necessário que o aquário possua um filtro, desde que se mantenha uma rotina de trocas de água semanais. Se você mora em uma região fria é muito importante que possua aquecimento. Evite aquários muito altos (acima de 50 cm), pois o Betta é um anabantídeo e como tal precisa de tempos em tempos ir à superfície buscar oxigênio. Como suas grandes e lindas nadadeiras são péssimas funcionalmente, uma altura excessiva dificulta essa subida.
Criação isolada
Você notou que grifamos “se vamos criá-lo sozinho”? Foi intencional, porque esse é outro mito que cerca o pobre Betta. Muitos dizem que Betta tem que ser criado sozinho porque mata todos os outros peixes. Isso não é verdade. Não podemos criar 2 machos da espécie em um aquário pequeno, mas podemos criar um macho de Betta em aquário com outras espécies, tomando alguns cuidados. Você não pode misturar Bettas com peixes que possuam grandes nadadeiras, como os guppies, porque seriam atacados pelo Betta. Também não pode misturar Bettas com peixes rápidos e agressivos, como o Barbo Sumatra, porque provavelmente o Betta seria vitimado por eles. Com as fêmeas a criação em aquários comunitários é mais fácil ainda.
Com as fêmeas a situação é mais tranquila, você pode ter até um pequeno cardume delas em um aquário comunitário de boas dimensões. Mas em um aquário grande e bem plantado você inclusive pode ter mais de um macho. Converse com seu lojista de confiança para saber como proceder e que tamanho de aquário é ideal para o que você pretenda.