Todo aquarista de longo tempo já presenciou com certeza alguém em uma loja de aquários querendo comprar “aquele peixe que come fezes dos outros”. Pobres cascudos e corydoras, parece muitos estão condenados a passar fome. Vamos esclarecer a questão e tentar livrar pelo menos alguns desse destino.
Não confunda restos de comida com fezes
Muitas vezes aquaristas referem-se a cascudos, corydoras como “equipe de limpeza” do aquário. Isso porque como vivem junto ao substrato tais peixes acabam alimentam-se, entre outras coisas, das sobras de alimento que não foram consumidas pelo restante da fauna. Isso minimiza os danos da decomposição desse excesso de alimentação à biologia do aquário. Mas note bem, são restos de alimento que não foram ingeridos pelos outros peixes, não são fezes. Não existe peixe que come fezes.
Corydoras sterbay, foto Matthew Mannell, via Wikimedia Commons
Além disso é importante ressaltar que tais peixes não devem depender somente dos restos de alimento dos outros. Há alimentos específicos para peixes de fundo que com certeza trarão uma melhor qualidade de vida a eles. Algumas espécies também apreciam muito uma complementação vegetal.
Atualmente cada vez se encontra mais variedades diferentes de cascudos e corydoras à venda nas lojas especializadas, com os mais variados portes, algumas de rara beleza. São animais de hábitos peculiares e que possuem uma vasta legião de admiradores. Escolha o que melhor se adaptar ao seu aquário, com certeza você vai aprender a admirar essas simpáticas e tímidas criaturas.
Pterygoplichthys joselimaianus, foto Gudsine, via Wikimedia Commons
Agora que você já sabe, aproveite para ajudar a esclarecer esse equívoco do peixe que come fezes. A base do aquarismo é a informação e principalmente a troca de informações entre os adeptos do hobby. Além disso você estará colaborando para muitos cascudos e corydoras não passem fome porque seus donos acham que eles não precisam ser alimentados.